FRED: a plataforma para aprender e ensinar francês

FRED: a plataforma para aprender e ensinar francês

Você ensina francês? Ou está aprendendo? A plataforma FRED – www.franceducation.fr – dá acesso gratuitamente a milhares de conteúdos de qualidade: vídeos, textos, infográficos, podcasts…

Facilitar o acesso aos recursos online

Disponível em cinco idiomas (francês, inglês, árabe, espanhol e português), a plataforma FRED propõe um acesso facilitado a mais de 2000 recursos pedagógicos, produzidos por entidades públicas (Instituto Francês, Centro nacional de ensino à distância CNED, Canopé, TV5MONDE, RFI, etc.) e os principais atores da EdTech francesa.

Apoiada pelo ministério da Europa e das Relações Exteriores, juntamente com o ministério da Educação Nacional e da Juventude, FRED beneficia da tecnologia desenvolvida pela empresa francesa Qwant.

Cada usuário pode consultar recursos por meio de um motor de busca, e propor o referenciamento de conteúdos adicionais diretamente na plataforma e acompanhá-la diariamente. FRED permite aos discentes consultar os centros de ensino de idiomas no seu país de residência graças à geolocalização. E os usuários que se cadastrarem terão acesso a conteúdos exclusivos para aprender e ensinar francês.

Conecte-se já: www.franceducation.fr

Você pode desde já ter um primeiro contato com a língua francesa graças a um módulo realizado pelo CNED, e em seguida, se aperfeiçoar de modo lúdico com o Frantastique. Você é docente ? Você pode ter um acesso ilimitado aos conteúdos e ferramentas de Éduc’ARTE durante um mês cadastrando-se no FRED.

Uma das medidas do plano em prol da língua francesa e do plurilinguismo

FRED é uma das 33 medidas do plano em prol da língua francesa e do plurilinguismo, apresentado pelo Presidente da República no dia 20 de março de 2018. FRED tem por meta dar visibilidade e acessibilidade à oferta educativa online, e promover a língua francesa em todo o mundo. A difusão e a aprendizagem da língua francesa são instrumentos importantes da diplomacia de influência do nosso país. O francês é hoje o quinto idioma mais falado no mundo, com aproximadamente 275 milhões de falantes. Até 2050, o número de locutores francófonos deveria chegar a mais de 700 milhões.

Dernière mise à jour le : 15 de Novembro de 2019
Retour en haut